Quem tem o empreendedorismo na cabeça não se intimida com crises e recessões. Há quem diga que nas crises alguns choram, enquanto outros vendem lenços. E é mais ou menos assim que as coisas funcionam na prática. Claro, em tempos de retração na economia brasileira e taxas altas de desemprego, quem quer ter o próprio negócio precisa refletir e se preparar para não tirar férias, investir sem ter retorno rápido, em deixar clientes satisfeitos, a despeito do lucro imediato.
Pensar em ser relevante, até quando o dinheiro está escasso. Reinventando hábitos de consumo e tornando-se relevante, mesmo em tempos difíceis. É assim que marcas se constroem, e na era das redes sociais, um cliente insatisfeito pode causar grandes estragos, se não for bem atendido, e se conflitos não forem resolvidos com agilidade.
Indicações são sempre importantes, por outro lado, a partir dos clientes satisfeitos e que são potenciais entusiastas das pequenas marcas. E é nesse contexto que destacamos algumas ações simples para você possibilitar que sua marca seja bem indicada, ao mesmo tempo em que promove ações de divulgação acessíveis para manter-se relevante na comunidade em que está inserida:
- Tenha um site otimizado para SEO (Search Engine Optimization) e que funcione através de uma tecnologia responsiva, ou seja, adaptando-se a celulares, computadores, tablet’s e smart TV’s ou quaisquer outros tipos de telas. Atualize-o pelo menos uma vez por mês, mesmo que através de uma seção de notícias ou novidades. Isto, apesar de parecer tão simples, é um das coisas que mais mantém seu site relevante para o Google;
- Vincule suas redes sociais ao seu site e faça pelo menos uma nova postagem a cada dois ou três dias. É pouco, se você considerar a necessidade de atualizações mais efêmeras como os “stories”, disponíveis na maioria das redes. Mas é um mínimo aceitável com o qual você pode se comprometer, desde que o faça com regularidade. É fundamental, para tanto, você ter uma fan page no Facebook (até para possibilitar que recomendações sejam feitas – e convide seus clientes a fazê-lo!) e uma conta no Instagram, para que elas possam ser vinculadas e atualizadas periodicamente;
- Contrate um profissional especializado em mídias sociais e administração de sites. Procure por perfis completos, descartando a necessidade de contratar vários profissionais. Hoje em dia estes perfis existem em abundância: pessoas que possam atualizar também suas redes (você deve se acostumar a fazer isto também e a trabalhar em parceria com ele), além de otimizar seu site, criar sua loja virtual e lhe proporcionar boas imagens para divulgação, assim como uma identidade visual coerente com seu público e uma linguagem relevante;
- Imprima panfletos periodicamente, faça panfletagem, distribua na sua vizinhança, imprima cartazes, peça para colocá-los no mural da padaria, da pet shop, do mercadinho, na escola, na academia. É uma mídia muito acessível, que você pode imprimir na sua própria impressora ou em uma gráfica expressa, mas que proporciona um contato direto e importante com potenciais clientes. Você deve fazer estas coisa pelo menos duas vezes por mês;
- Impulsione com sabedoria nas redes e no Google: utilize o expertise e a técnica de seu profissional de marketing para investir em anúncios. Por mais que seja possível você mesmo fazer isto, as técnicas empregadas e o conhecimento do profissional proporcionará sempre uma melhor aplicação dos recursos. Mesmo que você tenha que pagar até 30% de sua verba para ele, os resultados sempre serão superiores, com a otimização das verbas.
Seguindo basicamente estas cinco dicas, você proporcionará um contato mínimo possível com a sua marca, possibilitando que seja indicada e lembrada, e que haja uma boa divulgação, mesmo que essencial. Você pode fazer tudo isso investindo não mais do que mil a dois mil reais mensais. Mas você deve fazer isto sempre. Estas são regras de ouro baseadas na experiência de empreendedores e profissionais da área.
E não se esqueça: este é o mínimo! Faça reuniões mensalmente com seu profissional de marketing e estimule-o a trazer novidades, novas tecnologias, novas ações. Mantenha-se sempre pensando “fora da caixa” e saindo da zona de conforto, seja para ousar um pouco mais nas verbas, e refletindo esta mensalidade em quem lhe está atendendo na área.
Recomendamos os parceiros abaixo para contratação de todos os serviços mencionados nas dicas acima, como prestadores de serviços confiáveis:
- www.bonsaite.com (administração de sites e lojas virtuais, SEO e redes sociais)
- www.cytau.com (produtos gráficos, design de imagem e fotografia, influenciadores digitais)
1 resposta em “Empreendedor: 5 dicas para conquistar e manter novos clientes”
[…] Se interessa por Empreendedorismo? Veja também este artigo. […]